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    outubro 10, 2003
     

    News Release : 106



    REFER - TRABALHOS NA LINHA DO NORTE ( a partir das 22h40 de hoje )

    Informa-nos a REFER, que este fim-de-semana, entre as 22h40 de hoje, 10 de Outubro e as 12h40 do dia 12 de Outubro, irão realizar-se trabalhos no Subtroço 2.1 (Entroncamento / Albergaria dos Doze), que se integram na Modernização da Linha do Norte, nomeadamente o assentamento da diagonal 4I/4II na Estação da Lamarosa, trabalhos de balastragem, ataque pesado e trabalhos de catenária.

    Por esta razão naquele período os comboios circularão apenas por uma das vias, entre as Estações de Lamarosa e Paialvo, o que poderá provocar algumas perturbações na circulação ferroviária.

    Para mais informações, pode consultar o site da REFER, no endereço (no início da página, em links, procurar modo ferroviário e clicar em REFER).
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    Para ver Títulos das News Releases 101 a 120, ver News Release 121
    Para ver Índice Remissivo das News Releases 001 a 100, ver News Release 102

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    News Release : 105



    CP - TGV EM PORTUGAL (Opinião do Autor da Página)

    Hoje, em Lisboa, na Assembleia da República, houve um debate entre o governo de Durão Barroso e a Câmara de Deputados, falando-se de vários assuntos da União Europeia (referendo, constituição), que nos interessa, e também do TGV. Sobre esta matéria, gostaria de deixar a todos os leitores da página PORTOTRANS, a minha opinião sobre o TGV em Portugal.

    Em matéria de transportes, há muitas diversidades e complexidades, e o sistema ferroviário é muito complexo, muito mais pesado de gerir (financeiro, logística), e muito diferente dos modos aéreo, rodoviário e marítimo, especialmente em termos europeus. Dito de outra forma, sendo eu empresário, sou totalmente a favor do privado nas mais variadas áreas, mas a nível de transportes, pelo menos no sector ferroviário, as companhias, devem ser do Estado, naquilo que lhe é próprio, e o sector privado, actuar em secundário, também desejável nesta área.

    Os dirigentes europeus, também cometem erros políticos, e um deles foi mexer nos Caminhos de Ferro Europeus, num sentido de criar anticorpos entre personalidades e instituições que antes eram só uma, debaixo do mesmo nome, o que já aconteceu lá fora como em Portugal, como por exemplo rivalidades entre a CP e a REFER, quando antes eram um só e estavam em harmonia.

    Seria exaustivo desenvolver nesta News Release, os primórdios desta liberalização, mas a nível do nosso país, e especialmente de modo muito negativo, péssimo, o governo de António Guterres, cometeu erros gravíssimos na política ferroviária em Portugal, que este governo ainda não rectificou. Sendo recomendado pela União Europeia, e podendo não se alinhar de maneira efectiva, aproveitou-se para destruir em grande parte, aquilo que era a CP (tirando os custos da exploração e de domínio), criou-se a REFER, RAVE e INTF. Destas 3 últimas, só a REFER deve existir e prosseguir o seu caminho. A RAVE deve pura e simplesmente desaparecer, porque é inútil, em todos os propósitos, e a INTF, tirou à CP, aquilo que lhe era próprio e dela, gerir a sua produção de transportes, por exemplo.

    Indo ao TGV, acompanhei desde 1978, dia a dia, (e já tive o prazer de viajar na cabine do TGV Atlantique entre Tours e Paris) a excelente perfomance do TGV da SNCF, e também acompanhei desde o seu nascimento até aos dias de hoje, do AVE espanhol, do ICE alemão, do Pendolino italiano, etc. Ou seja, o TGV francês foi feito pela Alsthom para a SNCF, e é ela que o explora todos os dias desde 1978, e foi a SNCF que construíu as LN " Lignes Nouvelles " para o TGV, em Espanha o AVE, é explorado pela RENFE, desde 1992 (Expo 92' de Sevilha), e foi a RENFE / GIF, que também construíu a linha, então denominada NAFA " Nuevo Aceso Ferroviario a Andalucia ".

    Em Portugal, o TGV, terá que ser sempre explorado pela CP e NÃO POR PRIVADOS, e a construção das linhas de alta velocidade em Portugal, deve ser feita e orientada pela REFER, porque lhe é próprio e não da RAVE (irradiada imediatamente, com as consequências de protocolos já assinados, mas é fundamental e necessário corrigir este grave erro) e a REFER não devia ter entrado no capital da RAVE junto com o Estado, como está e também porque são muitas as contradições já cometidas. Aliás, o próprio diploma governamental que criou a RAVE, tenho-o comigo, está cheio de erros. Quando não se sabe, é melhor não fazer aquilo que não se sabe, e depois são estes os resultados; inércia, atraso, atitutes indefensáveis, quer dos seus dirigentes, quer dos ministros do governo PS, como também do ex-Ministro Valente de Oliveira (que pode ser bom noutra área), em matéria de transportes, era impressionante ver a sua imperícia, e com o actual, Durão Barroso, ainda não corrigiu e o tempo passa.

    A rede de TGV em França, está muito bem planeada e está a ser construída (o 6º projecto está em execução, o TGV Est), a RENFE tem uma rede projectada e em construção (dirigida pelo GIF, ver seu portal www.gif.es), também muito bem planeada. Em Portugal, na ponta do tabuleiro europeu, não vamos de certeza praticar atitudes, como até há pouco tempo acontecia, sem sentido (sou português, não espanhol) pois nem sequer temos um traçado definido de modo consensual entre o Governo / CP / REFER e só estes 3 é que contam, no seu essencial.

    Irei brevemente editar nesta página, uma News Release, na senda das já publicadas, que informam em termos complementares, sobre as caraterísticas de exploração dos mais variados transportes, sobre a bitola ferroviária em Portugal / Espanha e o resto da Europa, que explicará e dará a conhecer, as grandes perdas que a península já teve, nesta matéria.

    O TGV quando circular em Portugal, não irá ter paragens como os AP e IC, hoje em dia as pessoas não tem noção disto, porque não o conhecemos na nossa realidade, ter uma rede ferroviária com comboios de alta velocidade. Sem entrar no campo das instalações fixas e estações, o trajecto tem que ser este e não outro, a ser construído por fases simultâneas no ínicio e em fases distintas no fechar da malha (rede). São 3 as linhas a construir (nem T deitado nem nada disso), e são as seguintes :

    LNGV (Linha Nova de Grande Velocidade)

    LNGV 1

    A CORUÑA - SANTIAGO DE COMPOSTELA - VIGO - VIANA DO CASTELO - BRAGA - PORTO - AVEIRO - COIMBRA - LEIRIA / FÁTIMA - SANTARÉM - LISBOA - SETÚBAL - ÉVORA - BEJA - FARO - HUELVA - SEVILLA

    LNGV 2

    " Raccordement " entre PORTO e AVEIRO - VISEU - GUARDA - SALAMANCA ( a Madrid e Europa além Pirinéus)

    LNGV 3

    " Raccordement " entre SETÚBAL e ÉVORA - ÉVORA - BADAJOZ (e daqui a Madrid, Barcelona, e Europa além Pirinéus)

    A bitola é a europeia com via 2 x 1435mm, carril UIC 60, electrificada a 2 x 25Kv 50Hz ac, velocidade de 300 Km/h, e nas LNGV acima descritas, não quer dizer que a nova linha passe rigorosamente nestas localidades, e por exemplo, nunca haverá um TGV a circular na LNGV 1 e a parar em todas as localidades referidas.

    Já se devia estar a construir a a LNGV 1 em 4 pontos : do Porto para Vigo e do Porto para Coimbra, e de Lisboa para Coimbra e de Lisboa para Faro. Esta linha terá um bom tráfego, o que já é um problema nas linhas LNGV 2 e 3, mas são essenciais as 2, em termos de economia e do país, é mais importante a LNGV 2 e depois a 3, políticamente falando é prioritária a LNGV 3 e depois a 2. Mas nada disto ainda se decidiu. Já há mais de 20 anos que o TGV começou a fazer Paris - Lyon.

    Outro problema importante são os custos, mas quanto mais se atrasa, mais caro vai ficar, a CP tem o seu trabalho de casa quase feito (oferta na actual rede), e pode chamar a si a rede TGV em Portugal. Isto tudo para se fazer num horizonte de mais de 10 anos a começar agora, e vale a pena, porque não podemos ficar de fora, não por também queremos ter, mas porque é fundamental ter.
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    Para ver Títulos das News Releases 101 a 120, ver News Release 121
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    News Release : 104



    TAP AIR PORTUGAL - " FESTIVAL DE OUTONO " NA TAP

    A TAP Air Portugal iniciou no passado dia 29 de Setembro de 2003, a campanha promocional "Festival de Outono", através da qual oferece aos seus Clientes a possibilidade de viajar, mediante tarifas muito atraentes, para diversas cidades servidas pela sua rede, entre as quais se contam Nova Iorque, Sal, Bissau e Dakar, Brasil e vários destinos europeus.

    Assim, até 30 DE NOVEMBRO, os Passageiros da TAP podem deslocar-se a NOVA IORQUE por 350 EUR. Para África, a TAP disponibiliza viagens para a ILHA SO SAL ao preço de 420 EUR, enquanto as tarifas promocionais para BISSAU e DAKAR equivalem, respectivamente, a 450 e 484 EUR.
    No que respeita ao BRASIL, e também durante o período mencionado, é possível viajar para SÃO PAULO por 539 EUR e para o RIO DE JANEIRO por 599, ao passo que o Nordeste - FORTALEZA, RECIFE e SALVADOR DA BAHIA - estarão acessíveis ao preço de 699 EUR.

    As tarifas acima referidas, a que acresce o valor das taxas, obedecem a condições especiais e são válidas para viagens de ida e volta, devendo os bilhetes ser adquiridos até 30 de Novembro e a partida ocorrer, no máximo, até esta data.

    As viagens com origem nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores estão sujeitas ao pagamento de um adicional.

    Bom Outono, Boa Viagem com a TAP Air Portugal . . .

    Para Informações mais detalhadas, estão disponíveis através do telefone 707 205 700 - Call Center da TAP - ou junto dos Agentes de Viagens, e pode ainda visitar a página web da TAP AIR PORTUGAL, no endereço (no início da página, em links, procurar modo aéreo e clicar em TAP AIR PORTUGAL).
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    News Release : 103



    TAP AIR PORTUGAL - RENOVAÇÃO DE CONTRATOS NA ÁREA DO HANDLING

    O Handling da TAP Air Portugal, obteve recentemente a renovação dos seguintes contratos :

    AIR FRANCE

    - Para o período compreendido entre 1 de Abril de 2003 e 31 de Março de 2006, o qual contempla a assistência nas áreas de Passageiros, Placa e Carga nas escalas de Lisboa, PORTO, Faro, Funchal e Porto Santo.

    EGYPTAIR AIRLINES

    - Renovação até 31 de Março de 2005, do seu contrato para assistência nas áreas de Passageiros, Placa e Carga nas escalas de Lisboa, PORTO, Faro, Funchal e Porto Santo.

    TAAG - ANGOLA AIRLINES

    - Procedeu igualmente à renovação do contrato, sendo este válido até 31 de Maio de 2004 para a escala de Lisboa, para assistência em regime de full handling.

    YES - LINHAS AÉREAS CHARTER

    - Para o período compreendido entre 1 de Abril de 2003 e 31 de Março de 2006, o qual contempla a assistência nas áreas de Passageiros, Placa e Carga nas escalas de Lisboa, PORTO, Faro, Funchal e Porto Santo.

    Para mais informações, pode visitar a página web da TAP AIR PORTUGAL, no endereço (no início da página, em links, procurar modo aéreo e clicar em TAP AIR PORTUGAL).
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